NORMAS DE PUBLICAÇÃO

--
O International Journal on Working Conditions aceita trabalhos académicos originais nas diversas áreas ligadas às Condições de Trabalho. A publicação está sujeita a um sistema anónimo de arbitragem técnico-científica, assegurada pelos membros do conselho de edição do jornal.

Apesar de haverem diversas conceptualizações e modelos de análise sobre a problemática, assume-se as condições de trabalho enquanto conceito que remete para todos os elementos que concorrem para a definição das circunstâncias em que um/a trabalhador/a exerce a sua actividade laboral. Ou seja, o termo tem em consideração todos os aspectos que influenciem directa ou indirectamente o exercício de uma determinada ocupação, partindo-se do contexto organizacional em que essa actividade é desenvolvida, sem se perder de vista a dialéctica que se estabelece e redefine a cada momento entre esse contexto organizacional e todo o demais contexto envolvente.

Disponibiliza-se, a título de exemplo, uma lista de temáticas que poderão ser publicadas no âmbito do jornal:


DIMENSÕES



DOMÍNIOS (EXEMPLOS)


1. Segurança e Saúde no Trabalho Prevenção; Riscos profissionais; Acidentes de trabalho; Vigilância e promoção da saúde no local de trabalho; Doenças profissionais; Cultura organizacional de segurança e saúde no trabalho.
2. Organização do Trabalho Autonomia e responsabilidade; Controlo do trabalho; Ritmos de trabalho; Desenho do conteúdo de trabalho.
3. Diversidade e relacionamento interpessoal no trabalho Clima Psicossocial; Discriminação no trabalho; Assédio sexual; Assédio moral.
4. Carreiras e competências Sistema de carreiras; Remunerações; Avaliação de desempenho; Precariedade; Desenvolvimento profissional.
5. Participação, poder e estruturas de representação no trabalho Estruturas de representação; Justiça laboral; Tomada de decisão; Comunicação organizacional.
6. Conciliação entre esferas de vida Horários de trabalho; Políticas e medidas de apoio à natalidade e à educação das/os descendentes; Políticas e medidas de apoio ao espírito colectivo.
7. Contexto socioeconómico e desempenho laboral Pressão laboral interna (ex: solvabilidade económica interna); pressão laboral externa (ex: regulação laboral, concorrência).

--
Os textos podem ser submetidos em português ou inglês. Devem ter ummínimo de 6.000 palavras e um máximo de 9.000 palavras (inclui referências,figuras e anexos). Todas as indicações de formatação estão disponíveis no seguinte Template.

Deve utilizar-se o template na elaboração dos textos. A submissão deve ser feita por e-mail para info@ricot.com.pt.

Na edição da revista são utilizadas ferramentas de análise e triagem de situações de plágio (screening for plagiarism).

De acordo com o sistema de cores do Sherpa / RoMEO relativamente à Política de Auto-Arquivo, o IJWC tem a seguinte política: “Permitido auto-arquivo de postprints (Doc. final pós peer-review)” (Cor Azul no Sistema de Cores RoMEO)

Esta publicação permite a recolha de dados ORCID no processo de publicação.