NORMAS DE PUBLICAÇÃO

--
O International Journal on Working Conditions (IJWC) aceita trabalhos académicos originais nas diversas áreas ligadas às Condições de Trabalho. A publicação está sujeita a um sistema anónimo de arbitragem técnico-científica, assegurada pelos membros do conselho editorial da revista.

Apesar de haverem diversas conceptualizações e modelos de análise sobre a problemática, assume-se as condições de trabalho enquanto conceito que remete para todos os elementos que concorrem para a definição das circunstâncias em que um/a trabalhador/a exerce a sua atividade laboral. Ou seja, o termo tem em consideração todos os aspetos que influenciem direta ou indiretamente o exercício de uma determinada ocupação, partindo-se do contexto organizacional em que essa atividade é desenvolvida, sem se perder de vista a dialética que se estabelece e redefine a cada momento entre esse contexto organizacional e todo o demais contexto envolvente.

Disponibiliza-se, a título de exemplo, uma lista de temáticas que os artigos poderão abranger para serem considerados no âmbito do IJWC:

- Segurança e Saúde no Trabalho
- Organização do Trabalho
- Diversidade e relacionamento interpessoal no trabalho
- Formação profissional e competências laborais
- Carreiras e desenvolvimento profissional
- Participação e estruturas de representação no trabalho
- Conciliação entre esferas de vida
- Mercado de trabalho, produtividade e desempenho laboral
- Legislação laboral e suas implicações
- …


Processo de submissão


Os textos podem ser submetidos em português ou inglês. Devem ter um mínimo de 6.000 palavras e um máximo de 9.000 palavras (inclui referências, figuras e anexos). Todas as indicações de formatação estão disponíveis no seguinte Template.

Deve utilizar-se o template na elaboração dos textos. A submissão deve ser feita por e-mail para: info@ricot.com.pt.

A receção do artigo será confirmada aos autores, especificando que o mesmo irá entrar no processo de revisão científica e editorial.

Na edição da revista são utilizadas ferramentas de análise e triagem de situações de plágio (screening for plagiarism).


Descrição do processo de revisão editorial e científica


O processo de revisão editorial pode demorar entre 2 a 4 meses, e o período global entre submissão até publicação, tende a demorar entre 3 a 6 meses.

Os passos seguidos no processo de revisão editorial e científica são os seguintes:

- Após o recebimento do texto, a primeira análise é feita pela coordenação editorial da revista para verificar o cumprimento dos requisitos formais (temática, formatação, etc.) e da originalidade do trabalho (aplicação de software de verificação de plágio);
- Os textos aprovados na primeira análise avançam para a próxima etapa: aplicação de revisão por pares (double-blind peer review), por especialistas na área do trabalho;
- Os pareceres obtidos são compilados num único documento, preparado pela coordenação editorial da revista, com os elementos fornecidos pelo processo de revisão por pares, e depois são comunicadas aos autores;
- Se o texto for recomendado para publicação com propostas de melhoria, será dada a oportunidade aos autores de reajustarem o documento e enviarem uma versão revista;
- Dependendo da extensão das alterações, a versão revista é enviada aos revisores para validarem as melhorias ou, no caso de pequenas alterações, a coordenação editorial da revista valida diretamente a nova versão;
- Quando aprovado, o texto passa para a edição final e publicação. Ainda pode haver pedidos de pequenos ajustes no texto, aos quais os autores devem responder;
- O/A autor/a validará a versão final do artigo, dando a sua aprovação para publicação, e assinará a declaração de direitos autorais, indicando que fornece autorização à RICOT para publicar o documento e que o artigo é original e que não foi publicado em nenhuma outra publicação.


Publicação de artigos


Após aprovação, será atribuído a cada texto um DOI (Digital Object Identifier) e depois de publicados no site do IJWC, os textos serão indexados nas bases de dados subscritas pela revista, e que estão indicadas no site.

A revista permite a recolha de dados ORCID no processo de publicação.

De acordo com o sistema de cores do Sherpa / RoMEO relativamente à Política de Auto-Arquivo, o IJWC tem a seguinte política: “Permitido auto-arquivo de postprints (Doc. final pós peer-review)” (Cor Azul no Sistema de Cores RoMEO).


Ética e Integridade do Processo Editorial


O IJWC defende a adoção de práticas éticas em todo o processo científico e a abolição das más condutas e situações de plágio na edição de trabalhos científicos. Também efetua uma gestão rigorosa dos dados pessoais dos autores/as, sendo os mesmos usados apenas no âmbito das atividades de edição do IJWC. Não serão utilizados para outras finalidades, nem compartilhados com outras entidades.

Além de defender esses princípios, a coordenação editorial do IJWC também mantém essa exigência junto de avaliadores e autores/as. No processo editorial são utilizadas ferramentas de análise e triagem de situações de plágio, são solicitadas declarações de copyright, onde fique expresso a autoria e originalidade dos artigos validados para publicação.

O IJWC também é Signatário da ORCID Open Letter – Publishers, bem como segue as orientações emanadas do Committee on Publication Ethics (COPE), nomeadamente procurando seguir o Code of conduct and best practice guidelines for journal editors. Isto implica seguir e exigir o seguimento de princípios éticos básicos pela coordenação editorial, pelos avaliadores e pelos/as autores/as. A título de exemplo, pretende-se que:

A Coordenação Editorial
- Assegure que o processo editorial segue as diretrizes éticas assumidas pela revista;
- Receba e investigue as situações de má conduta identificadas ou comunicadas;
- Não publique ou retire de publicação os artigos que tiverem sido comprovados como estando a violar os princípios éticos assumidos pelo IJWC;
- Atualize periodicamente os princípios éticos e de garantia da integridade do processo editorial, em conformidade com as boas práticas internacionais de referência.

O Conselho Editorial (avaliadores/as)
- Assegure o processo de revisão por pares de forma ética e imparcial;
- Trate com o rigor os dados confidenciais a que têm acesso;
- Não utilize, de forma abusiva, os materiais científicos a que têm acesso no decurso dos processos de revisão científica. Os artigos analisados apenas devem ser utilizados no processo de revisão e emissão de parecer;
- Comunique à Coordenação Editorial eventuais conflitos de interesse que possua perante os artigos científicos que analise, bem como as más práticas detetadas nos artigos avaliados.

Os autores/as
- Assegurem a autoria e originalidade dos artigos submetidos para avaliação e publicação no IJWC;
- Garantam que cada artigo submetido para avaliação no IJWC não se encontra em análise em mais nenhuma publicação;
- Respeitem os direitos autorais e a propriedade intelectual, comercial, entre outras, dos materiais, citações e outros conteúdos utilizados nos artigos;
- Garantam que as pessoas indicadas como autores/as do artigo tiverem uma efetiva participação na elaboração do trabalho.